fbpx

Como escolher seu manete e corda para Wakeboard?

02/01/2020

Como escolher seu manete e corda para Wakeboard?


Escrito por
Navis

O manete e a corda são acessórios indispensáveis para a prática do Wakeboard, mas você sabe as diferenças dos produtos disponíveis no mercado? Pedro Zucki explica então como escolher seu manete e corda para Wakeboard!

Como escolher seu Cabo para Wakeboard

Primeiro vamos falar sobre os cabos … Hoje no mercado encontramos dois tipos de cabo: o de polietileno e o spectra. 

O cabo de polietileno é um pouco mais flexível e elástico, suporta uma carga de até cerca de 130kg. Em razão da sua elasticidade principalmente, é mais indicado para quem está iniciando no esporte. 

Já o cabo spectra é mais resistente, mais profissional, sem elasticidade nenhuma. O cabo spectra é indicado para quem já está evoluindo no esporte, para o rider que já tem mais experiência, pois permite mais firmeza na puxada e, também, é mais resistente. 

Qual a diferença então, resumidamente: o cabo de polietileno não possibilita muita precisão nas cavadas, já o cabo spectra, por não ter elasticidade, ser firme, rígido, possibilida a cavada precisa e única. 

Com relação ao tamanho do cabo, geralmente no Wakeboard utiliza-se cerca de 20-21 metros. Quanto maior a distância do cabo, maior a distância entre uma marola e outra que você terá que pular. Já o esqui e o slalom utilizam cabos de cerca de 25-26 metros, para que você consiga ficar mais longe da marola e possa navegar bem.  Os cabos, por isso, são trabalhados em sessões, ou seja, emendas que vão permitir que você aumente e diminua facilmente o seu cabo. 

Como escolher seu Manete para Wakeboard

Os manetes, ou handles, podem ser de 3 modelos: EVA, PRO e PRO duplo.

O modelo de EVA é um pouco mais simples, se feito em poliamida terá um pouco menos de durabilidade, já se feito em spectra, tem muita durabilidade e é muito usado nos cable parks. 

O modelo Pro é feito em plástico de engenharia, flexível e bem resistente e pode ser feito de cabo de poliamida e spectra. 

Já o modelo Pro duplo é similar ao Pro, porém tem o segundo manete, que permite fazer outras manobras mais elaboradas. 

Aprendeu como escolher seu manete e corda para wakeboard? Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar!

__________

Veja também:
Como escolher seu Wakeboard
Tudo para Wakeboard