fbpx

15/09/2021

Por que o Esqui Aquático e o Wakeboard não estão nas Olimpíadas?


Escrito por
Navis

Nesse vídeo a galera da Navis e o presidente da Associação Brasileira de Esqui Aquático e Wakeboard (CBEAW), José Raul Martins Vasconcellos, falam sobre porque esses dois esportes, que já fazem parte dos Jogos Pan-Americanos, ainda não são considerados olímpicos.

O que um esporte precisa para se tornar olímpico?

Primeiramente o esporte precisa ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Esse reconhecimento serve para que a modalidade passe a ser regida por uma Federação Internacional, comprometida em seguir o código antidoping e também a Carta Olímpica.

Além disso, o esporte precisa ser popular, deve ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes e por mulheres em 40 países e em três continentes.

Em cada Olimpíada, para um novo esporte entrar, algum outro terá que sair. Por conta disso, todos os esportes são revisados periodicamente para determinar se devem ser mantidos ou não no programa dos Jogos Olímpicos.

Os esportes novos que entraram então nas Olimpíadas de Tóquio-2020 foram o caratê, escalada, surfe e skate.

No vídeo, José Raul Martins Vasconcellos, fala também sobre como funciona hoje a Confederação Brasileira de Esqui Aquático e Wakeboard, os campeonatos vigentes, sobre o esporte no Brasil e muito mais.

Não deixe também de acompanhar as notícias do nosso canal do Youtube e ficar por dentro do Universo Náutico!