fbpx

28/10/2021

Como aprender a andar de esqui aquático?


Escrito por
Navis

Você sabe andar de esqui aquático? Qualquer pessoa que já praticou o esqui aquático tem uma história sobre como aprendeu a esquiar. A maioria das pessoas aprende a praticar esqui aquático em um ambiente recreativo informal, com a família e amigos, ou em um ambiente mais formal, com algum professor, férias em resort ou escola particular.

Nesse vídeo, o professor Thomaz Domingos Goulart da Náutica Sul, fez um breve resumo de como funcionam as aulas introdutórias para iniciantes em esqui aquático.

Antes de iniciar, alguns códigos de segurança são fundamentais para conhecimento de quem, então for iniciar no esqui aquático.

Códigos de segurança do esquiador aquático

Regra 1: Sempre use colete salva vidas
Regra 2: Certifique-se sempre de que seu equipamento esteja em boas condições.

Sua segurança pessoal e diversão dependem portanto do equipamento que você usa. Verifique o seu equipamento regularmente. Certifique-se de que seus esquis não tenham superfícies afiadas ou salientes pois isso pode cortar ou arranhar o esquiador.

Regra 3: Não dê o sinal de partida até que esteja pronto.

Certifique-se de que está pronto, a folga foi retirada da corda e que você
está livre de quaisquer itens perigosos ao seu redor.

Regra 4: Não esquie perto de docas, estacas, outros barcos ou nadadores.
Regra 5: nunca coloque qualquer parte do seu corpo pela alça ou enrole a linha em torno de você.
Regra 6: Quando uma queda for inevitável, tente portanto cair para trás ou para um dos lados.
Regra 7: Conheça e use os sinais manuais do esquiador – veja as regras no vídeo.
Regra 8: Sempre esquie durante o dia.
Regra 9: Nunca esquie diretamente na frente de outro barco.
Regra 10: Sempre certifique-se de que o motor está “desligado” quando um esquiador está entrando e saindo do barco.
Regra 11: Sempre tenha um observador no barco.

Ski Area

A área necessária para prática de esqui aquático não precisa ser muito grande. O barco, movendo-se entre eles 15 e 25 mph, deve ser então capaz de andar em um caminho relativamente reto por um minuto ou mais com grandes curvas radicais em cada extremidade. Verifique portanto as leis locais para os requisitos da área onde você estará praticando.

A superfície da água é melhor se estiver calma e bem protegida do vento e do tráfego intenso de barcos. Áreas com docas salientes, estacas e quebra-mares devem ser evitados.

Barcos e Jet Skis

Muitos tipos diferentes de barcos e jets skis são usados ​​para esqui aquático. Cada embarcação trabalha diferentemente, portanto o piloto deve sempre estar familiarizado com as características e desempenho do barco ou jet ski antes de rebocar um esquiador.

Para puxar crianças leves na água, é necessária muito pouca potência. Motores de popa de 20 a 35 HP podem portanto ser usados ​​com sucesso para ensinar crianças a esquiar na água. Para jovens e adultos maiores, é necessário então um motor de alta potência. Para a instrução de adultos sugere-se um barco ou jet ski capaz de atingir e manter a velocidade de pelo menos 40 km / h.

Sugere-se também a torre torre de reboque ou um dispositivo de engate semelhante. Outro equipamento adicional importante é o espelho retrovisor caso não haja uma terceira pessoa (observador) no barco para observar o esquiador.

O observador

A embarcação, além do piloto deve incluir também um observador cuja responsabilidade é vigiar o esquiador e manter o motorista informado. O observador tem portanto três principais responsabilidades:

  1. manter o motorista informado sobre o progresso do esquiador
  2. manter o motorista informado sobre os sinais do esquiador
  3. ajudar o motorista a estar ciente dos possíveis riscos à segurança

Como começar

No vídeo, o professor Thomaz apresenta então a sequência de movimentos que são executados pelo praticante antes de iniciar para facilitar o movimento de subida no esqui.

Assim que entrar na água, quando então o esquiador estiver pronto para ir, ele deve gritar “engrenado” para sinalizar o piloto, que deverá então deslizar suavemente para frente para diminuir a folga da corda.

Quando o esquiador diz “ok”, o piloto deve então fazer uma verificação rápida para determinar:
• se a corda está então esticada
• se o leme estiver reto que não há nada no caminho do seu barco

Pegando um esquiador na queda

Quando um esquiador cair, o piloto deve puxar imediatamente o acelerador para trás. O piloto deve em seguida desacelerar bem o barco antes de voltar ao esquiador e, assim passar devagar ao redor do esquiador.

Quando um esquiador cai, existem alguns fatores a serem considerados:

  1. Certifique-se portanto de que o esquiador dê o sinal de OK e, em seguida, aproxime-se então em marcha lenta.
  2. Sempre se aproxime pelo lado do motorista, a pelo menos 12 pés de distância do esquiador.
  3. Cuidado com os ventos e correntes que podem empurrar o barco para perto e por cima do esquiador.
  4. Certifique-se de que o barco esteja em ponto morto ao passar pelo esquiador.

    Existem dois padrões diferentes para pegar um esquiador que caiu.
    O primeiro é o método de meia volta. É usado então para evitar qualquer possibilidade da corda ficar enrolada ao esquiador.

O segundo é o método é então o “buraco da fechadura”. É usado para o esquiador com mais experiência que é capaz de segurar a corda levantando-a sobre sua cabeça, permitindo, portanto que ela passe lentamente por suas mãos.

Com os dois métodos, a velocidade do barco precisa ser portanto muito lenta, apenas entrando e saindo da marcha lenta.

Estas são apenas algumas dicas para quem está começando então no esqui aquático. Para maiores dúvidas entre em contato conosco pelo Whatsapp ou Email.