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Treino de fortalecimento para prática esportiva náutica: wakeboard, kiteboard e pranchas em geral

30/06/2021

Treino de fortalecimento para prática esportiva náutica: wakeboard, kiteboard e pranchas em geral


Escrito por
Navis

Treino de fortalecimento para prática esportiva náutica: wakeboard, kiteboard e pranchas em geral

Nesse vídeo convidamos então as fisioterapeutas Renata Cardoso Tramonte e Fernanda Rougemont da Assfe – Assessoria Fisioterapêutica e Esportiva montaram um treinamento de exercícios fáceis, mas que exigem uma boa percepção corporal, para fazer antes da prática do esporte.

O objetivo dos exercícios antes da prática são, portanto para aquecer as articulações, melhorar a mobilidade, ativar musculatura e prevenir lesões.

Esses exercícios são feitos no local da prática, podem ser feitos areia ou grama e na sequência no mar. Assim você já inicia seu atividade com o corpo pronto e verá uma diferença grande na sua performance.

Exercício de mobilidade:

15 seg cada posição Alongamento da cervical
3 para cada lado ROTAÇÕES PELVICAS
1x 10 Monkey
2x 15 seg cada perna seg cada perna – Mob.Isquios

2x 10 cada lado alternado – trocar posição da perna de apoio na segunda serie – Cinturas Escapular+ RESPIRAÇÃO

Exercícios de ativação da musculatura

Principalmente do CORE que é o centro de força do corpo, ele que estabiliza os movimentos.

CORE – 1 de cada 30seg – PRANCHAS 4 – PROGRESSÕES
Prancha com apoio de ante braço e pés
Prancha com apoios de mão e pés, alternando movimento do braço, ora antebraço ora mão. 1x 10 cada lado
Prancha super man antebraço ou então mão -isometria 1 x15seg cada lado

Prancha com apoio de antebraço ou então na mão – retira um pé do solo e faz de abdução 10x cada lado.
MMII – 2x 5 SALTO COM JOELHO ALTO

Exercícíos Aquáticos:

ADAPTAÇÃO + MMSS: NA ÁGUA

Frente e costas 1x 20 passos cada braços alternado com palma fechada empurrando agua
Costa – braço abraçando água
lateral direita e esquerda 1 x 20 passas cada lado abdução e adução com dedos fechados e mão neutra
ortostase, 1×10 juntar o MI e MS contralateral – um lado de cada vez
pernada lateral com elevação de um membro superior e o outro abdução 90

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