fbpx

Como deve ser a preparação de um praticante de kite, wake e esportes de prancha em geral?

03/06/2021

Como deve ser a preparação de um praticante de kite, wake e esportes de prancha em geral?


Escrito por
Navis

Como deve ser a preparação de um praticante de kite, wake e esportes de prancha em geral?

A preparação de um praticante de kite, wake esportes de prancha em geral deve se iniciar com o condicionamento do corpo para ambientes instáveis e para o equipamento que será utilizado. Pelo simples fato desses esportes terem muitas mudanças de direção bruscas e impactos de aterrissagem, sem falar na questão de resistência física, é um esporte que exige bastante trabalho muscular.

Para preparar seu corpo indicamos portanto um trabalho de fortalecimento do CORE, que é o centro de força do corpo. Hoje temos o pilates um dos principais métodos para isso, além de ajudar na flexibilidade e mobilidade que são as ferramentas importantes no esporte. Ex. exercícios dentro no estúdio: Paravertebrais Obliquo CORE flexibilidade.

Outra modalidade indicada é o funcional que traz exercícios fundamentais que melhoram a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos. Esses são portanto os famosos exercícios proprioceptivos. Eles também ajudam na a coordenação, no equilíbrio estático e dinâmico, no tempo de reação em diversas situações e incrementam a força muscular.

A hidroterapia desportiva também é um excelente recurso utilizado, ainda mais se tivermos mudanças climáticas não favoráveis a prática, conseguimos manter o ambiente aquático com exercícios específicos para cada modalidade ou necessidade do praticante. Muito importante também para os trabalhos respiratórios.

Como se preparar para um campeonato de kite, wake e esportes de prancha em geral?

É importante ter uma equipe multidisciplinar que te conheça e que você confie ajudando você a trabalhar nas suas dificuldades e melhorar aquilo que você faz melhor. Os treinos constantes são importantes, tanto dentro do espaço esportivo, quanto aqueles treinos que melhoram sua capacidade física.

Um acompanhamento do psicólogo esportivo também é muito importante pois ele ajudará nos bloqueios, auxiliará em treinos mentais que ajudarão a diminuir a ansiedade e a você a se adaptar rápido a ambientes e situações diferentes.

Quais as principais lesões do esporte náuticos e quais os principais motivos?

As principais lesões dos esportes náuticos como Kite e Wake são nos MMII, advindos de aterrissagens e manobras. Muitas pessoas acabam não se preparando fisicamente ou utilizando equipamentos inadequados, o que resultam em entorses. O que ajuda muito são a botas, elas dão uma estabilidade maior para essas estruturas.

Há também um grande relato de epicondilites, devido a força muscular exercidas sobre os tendões do braço durante a pegada no equipamento. Portanto também sempre observe o grip da sua manete e qual mais se adapta.

Além de lesões, normalmente de quem ainda não tem muita prática ou até mesmo quem treina em maior intensidade, acaba ficando com mais fadiga muscular, o que aumenta o lactato e gera dores musculares. A orientação é a terapia manual periódica para ajudar na recuperação e não diminuir o rendimento.

Como tratar uma lesão de um atleta e fazer a retomada à prática esportiva?


Para se ter uma maior eficácia no tratamento de lesão e necessário fazer primeiro uma avaliação fisioterapêutica, para assim conseguir traçar as melhores condutas e atingir melhores resultados.

Após a avaliação dentro da ASSFE, o atleta é direcionado para um atendimento personalizados com técnicas integradas, como fisioterapia ortopédica, pilates, funcional fisioterapêutico, fisioterapia marinha e aquática e a técnicas de terapia manual e instrumental, de acordo com a necessidade cada atleta.

Vale lembrar que o esportista, se não for uma lesão grave, cirúrgica, que precisa de um tempo de pausa da prática, não será necessário a interrupção dos treinos e sim uma adaptação a situação atual para não cair o rendimento do atleta, assim obtendo resultados mais eficazes e sólidos.

Durante o tratamento e mesmo após a lesão consolidada, trabalhamos com a assessoria fisioterapêutica esportiva em tempo integral com a prevenção de lesões e o aumento da performance esportiva, é um trabalho em equipe e continuo.

Para saber mais, segue o contato do time da ASFFE: https://linksna.bio/assfe