A preparação de um praticante de kite, wake esportes de prancha em geral deve se iniciar com o condicionamento do corpo para ambientes instáveis e para o equipamento que será utilizado. Pelo simples fato desses esportes terem muitas mudanças de direção bruscas e impactos de aterrissagem, sem falar na questão de resistência física, é um esporte que exige bastante trabalho muscular.
Para preparar seu corpo indicamos portanto um trabalho de fortalecimento do CORE, que é o centro de força do corpo. Hoje temos o pilates um dos principais métodos para isso, além de ajudar na flexibilidade e mobilidade que são as ferramentas importantes no esporte. Ex. exercícios dentro no estúdio: Paravertebrais Obliquo CORE flexibilidade.
Outra modalidade indicada é o funcional que traz exercícios fundamentais que melhoram a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos. Esses são portanto os famosos exercícios proprioceptivos. Eles também ajudam na a coordenação, no equilíbrio estático e dinâmico, no tempo de reação em diversas situações e incrementam a força muscular.
A hidroterapia desportiva também é um excelente recurso utilizado, ainda mais se tivermos mudanças climáticas não favoráveis a prática, conseguimos manter o ambiente aquático com exercícios específicos para cada modalidade ou necessidade do praticante. Muito importante também para os trabalhos respiratórios.
É importante ter uma equipe multidisciplinar que te conheça e que você confie ajudando você a trabalhar nas suas dificuldades e melhorar aquilo que você faz melhor. Os treinos constantes são importantes, tanto dentro do espaço esportivo, quanto aqueles treinos que melhoram sua capacidade física.
Um acompanhamento do psicólogo esportivo também é muito importante pois ele ajudará nos bloqueios, auxiliará em treinos mentais que ajudarão a diminuir a ansiedade e a você a se adaptar rápido a ambientes e situações diferentes.
Esse shape foi desenvolvido para a mais alta performance do esporte. Ele fornece ao praticante e atleta pouso suave e aumenta força através do centro da prancha. O concave mais largo do centro e os canais internos são moldados perfeitamente para fornecer controle de pé dianteiro e traseiro sem necessidade de uso de quilhas. A sua tecnologia é híbrida e possui núcleo super reforçado para os mais altos impactos e rocker três estágios progressivo.
As principais lesões dos esportes náuticos como Kite e Wake são nos MMII, advindos de aterrissagens e manobras. Muitas pessoas acabam não se preparando fisicamente ou utilizando equipamentos inadequados, o que resultam em entorses. O que ajuda muito são a botas, elas dão uma estabilidade maior para essas estruturas.
Há também um grande relato de epicondilites, devido a força muscular exercidas sobre os tendões do braço durante a pegada no equipamento. Portanto também sempre observe o grip da sua manete e qual mais se adapta.
Além de lesões, normalmente de quem ainda não tem muita prática ou até mesmo quem treina em maior intensidade, acaba ficando com mais fadiga muscular, o que aumenta o lactato e gera dores musculares. A orientação é a terapia manual periódica para ajudar na recuperação e não diminuir o rendimento.
Para se ter uma maior eficácia no tratamento de lesão e necessário fazer primeiro uma avaliação fisioterapêutica, para assim conseguir traçar as melhores condutas e atingir melhores resultados.
Após a avaliação dentro da ASSFE, o atleta é direcionado para um atendimento personalizados com técnicas integradas, como fisioterapia ortopédica, pilates, funcional fisioterapêutico, fisioterapia marinha e aquática e a técnicas de terapia manual e instrumental, de acordo com a necessidade cada atleta.
Vale lembrar que o esportista, se não for uma lesão grave, cirúrgica, que precisa de um tempo de pausa da prática, não será necessário a interrupção dos treinos e sim uma adaptação a situação atual para não cair o rendimento do atleta, assim obtendo resultados mais eficazes e sólidos.
Durante o tratamento e mesmo após a lesão consolidada, trabalhamos com a assessoria fisioterapêutica esportiva em tempo integral com a prevenção de lesões e o aumento da performance esportiva, é um trabalho em equipe e continuo.
Para saber mais, segue o contato do time da ASFFE: https://linksna.bio/assfe