fbpx

22/06/2023

Como escolher sua prancha de Wakesurf?


Escrito por
Navis

O Wakesurf explodiu como esporte nos últimos anos, proporcionando outra maneira incrível surfas nas ondas do barco. Com velocidades mais lentas do que o wakeboard, o wakesurf costuma ser mais adequado para iniciantes e também não requer aquela água cristalina perfeita. Assim, com um novo esporte vem uma nova prancha, com toneladas de opções disponíveis para todos os tipos de riders. Do estilo de surf ao estilo skim, comprimento e shapes – escolher a prancha de wakesurf certa pode ser, portanto uma tarefa difícil. Assim dividimos tudo no básico, ajudando você a escolher a prancha que o ajudará a se divertir mais na água.

Shapes de Wakesurf

Wakesurfers abrangem uma ampla variedade de shapes para acomodar diferentes estilos e níveis de habilidade. Em geral, os shapes de pranchas de wakesurf vêm do surf e do skimboard e tendem a se enquadrar em 3 categorias gerais: shapes de surf, shapes skimboard e shapes “híbridos” que então combinam os dois.

Shape de Surf

Essas formas geralmente lembram as shortboards de surf, em tamanho menor, com formato direcional e fish ou square tail (mas nem sempre). Esses shapes vêm portanto em uma ampla variedade de materiais, comprimentos e configurações. As pranchas de wakesurf estilo surf são geralmente as maiores em tamanho e volume total. As pranchas de estilo de surf geralmente têm muitas opções de quilhas, então ajudando os surfistas a aumentar a sensação na água e a gerar potência e velocidade para bombear a onda. O volume adicional das pranchas de surf ajuda a mantê-las rápidas e na superfície.

Shape Skim

De tamanho menor e com menos flutuabilidade, as pranchas de wakesurf estilo skim são feitas para serem mais divertidas na água. Além disso, elas também têm quilhas menores e menos recursos de fundo (casco), criando uma prancha que é escorregadia e turbulenta na água. Ao contrário das pranchas estilo surf que sobem e descem na face da onda, uma prancha skim quer girar, deslizar e fazer qualquer coisa, portanto menos permanecer na linha reta e estreita!

Shapes Híbridos

Exatamente o que você pode imaginar: uma mistura entre surf e skim. Há uma enorme variedade de formas híbridas, mas formas de estilo skim equipadas com quilhas de surf e estilo de surf, shapes com quilhas menores também se enquadram nessa categoria. Portanto o objetivo dessas pranchas é combinar a diversão de uma prancha skim com o poder de uma prancha de surf.

Como escolher o tamanho do Wakesurf?

Wakesurfers são medidos em pés e polegadas como pranchas de surf. Não há recomendações rígidas de comprimento, no entanto, o peso do rider e o tamanho da onda oferecem boas diretrizes. Além disso, outros fatores que influenciam o tamanho são o formato da prancha, o rocker e o formato do nose & tail. Assim sendo, agrupamos algumas informações que ajudarão você a decidir entre os tamanhos.

Wakesurfers maiores têm mais área de superfície e mais flutuação, portanto funcionam bem para surfistas mais pesados. Se você estiver navegando atrás de um barco que faz uma esteira menor, escolha uma prancha maior. Wakesurfers maiores se movem mais lentamente pela água e são mais fáceis para os iniciantes aprenderem.

Wakesurfers menores são mais manobráveis, ágeis e mais rápidos na onda. Portanto estas são uma excelente escolha para riders mais avançados e riders mais leves. Grandes ondas suportam o uso de um wakesurfer menor.

Tabela de tamanhos de prancha de Wakesurf

Peso do RiderSurfSkim Híbrido
Até 50 KgAté 4′Até 4′Até 4′
45 a 77 Kg 4′ – 4’8″4′ – 4’4″ 3′ 9″ – 4′ 8″
68 a 90 Kg 4’8″ – 5′ 4’4″ – 4’10” 4′ 8″ – 5′ 3″
86 a 115 Kg 5’+ 4’10″+ 5’+

Rocker

Ao colocar a prancha em uma superfície plana, olhando para o lado da prancha, você pode ver que a ponta e a cauda se erguerão dessa superfície – isso é rocker. Rocker em um wakesurfer é semelhante a wakeboards ou esquis e snowboards. Mais rocker fará então com que sua prancha de wakesurf seja mais lenta e tenda a abrir caminho na água, mas reagirá mais dramaticamente com a onda. Menos rocker torna a prancha mais rápida na esteira e proporciona uma sensação mais suave.

Wakesurf Rails

Os rails são as bordas da sua prancha de wakesurf. O design e a forma dos rails afetam a maneira como a prancha se move na água e como ela gira. Os rails mais finos mordem mais a onda, então oferecendo precisão nas curvas – eles são mais rápidos e menos tolerantes. Rails mais grossos são mais lentos e tolerantes.

Os rails das pranchas de Wakesurf podem ser “hard”, “soft” ou “blended”. uma borda um tanto arredondada. Isso também é chamado de full rail. Isso torna a prancha mais consistente e estável, ótima para iniciantes. Rails mistos incorporam ambos.

Acesse nosso site e nosso canal do Youtube para saber mais!