fbpx

05/07/2023

O que é o Wakeshaper? Ele realmente funciona?


Escrito por
Navis

Você não está satisfeito com sua onda atual de wakesurf? Passar muito tempo no início de cada sessão tentando pegar a onda, certo? Cansado de mexer com pesos de lastro e locais tentando obter a onda “perfeita”? Ou talvez sua onda seja boa, mas você precisa que seja ainda melhor à medida você sobe de nível e querem experimentar novas manobras? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez seja hora de considerar a compra de um wakeshaper.

Neste post, explicaremos como um wakeshaper pode ser exatamente o que você precisa para chegar lá.

O que é um Wakesurf Shaper?

Um wakesurf shaper – também conhecido como “wakesurf wedge” – é um dispositivo removível que você adiciona à lateral do seu barco para melhorar a qualidade da sua onda. O wakesurfshaper cria as condições ideais para que você possa criar a melhor onda possível atrás do seu barco. Obviamente, cada barco é diferente e o design específico de cada barco determina a qualidade, tamanho e forma da onda que ele faz. No entanto, a função do wakesurfshaper é dar ao seu barco as condições ideais para criar a sua melhor onda.

Se você tem um barco de wakesurf modelo mais antigo que você adoraria dar um upgrade, mas o orçamento não comporta? Um modelador de wakesurf pode ser exatamente o que você precisa para obter aquela onda de lanchas de wakesurf de primeira linha, gastando uma fração muito pequena do preço de um barco novo. Quando usadas corretamente, os wakesurf wedge ajudam a criar uma onda mais longa, mais limpa e mais poderosa. Eles podem até criar uma onda sem lastros – embora os lastros definitivamente a tornem maior e melhor.

Como funcionam os Wakesurf Shapers?

Para entender como os wakeshapers funcionam, precisamos primeiro entender o fluxo de água que sai da parte de trás do barco. Enquanto o barco dirige, há duas vazões de água que saem da parte de trás do barco, um de cada lado. Esses fluxos são relativamente suaves por conta própria. No entanto, sem um modelador de esteira, as duas correntes que saem da parte de trás do barco colidem para criar uma turbulência indesejável. E no wakesurf – como na maioria das coisas – a turbulência não é nossa amiga.

Quando você adiciona um wakeshaper a um lado do barco, isso interrompe o fluxo e o torna muito mais turbulento, mas também muito mais fraco. O wakeshaper elimina efetivamente a força do fluxo naquele lado do barco. Como resultado, não há colisão das vazões atrás do barco. Por sua vez, o fluxo que sai da onda lateral do surf se limpa. Como a água pressurizada sai, ininterruptamente, por baixo do fundo do casco, resulta em uma onda mais suave, mais longa e mais poderosa.

Tirando melhor proveito do seu Wakeshaper

Conforme mencionado na primeira seção, a forma e o tamanho da onda serão determinados por três parâmetros: projeto do casco, quantidade e distribuição de lastro e velocidade do barco. O papel do shaper de wakesurf é permitir que seu barco crie a melhor onda possível, dadas essas características.
Embora não haja nada que você possa fazer sobre o design do casco do seu barco, você pode usar as primeiras ondas com seu wakesurf wedge para experimentar diferentes distribuições de lastro e velocidades do barco.

Depois de prendê-los, anote-os. Embora possa haver alguns ajustes necessários de tempos em tempos, estes são um ótimo ponto de partida para cada sessão de surf.

Aqui estão algumas dicas para começar a usar seu modelador de wakesurf:

• Leia as orientações sobre velocidade de cruzeiro e peso de lastro. Eles normalmente fornecem um ponto de partida para cada parâmetro e como ajustar.
• Para começar, coloque o peso do barco uniformemente. Você pode ter que ajustar a distribuição de peso de aproximadamente 60-40 para o lado do surfista, mas não deve ir além disso. Você provavelmente descobrirá que, no geral, não precisa de tanto peso de lastro quanto costumava.
• Entenda que você precisa de um certo nível de profundidade na água para o wakeshaper funcionar corretamente, e que a profundidade em que você está pode influenciar muito a onda se você estiver em águas rasas (menos de 25 pés de profundidade).
• Se você experimentar diferentes configurações e ainda achar que sua onda poderia ser melhor, recomendo conversar com alguém do time da Navis. Eles podem melhor orientar!